sábado

PAÇOCA no Pilão:

PAÇOCA no Pilão: êta trem bão!

Renilda e Sebastião

Ingredientes:

Carne a gosto, sal, farinha de milho com biju, vários dentes de alho descascados e pimenta (de preferência Cumari).

Modo de preparo:

Retalhar a carne, salgar com bastante sal, deixar por três dias dependurada ao sol. Depois lavá-la para tirar a salmora, picar em pedaços pequenos, colocar no pilão junto com a farinha de milho (de preferência com muito biju), alho e pimenta a gosto.

Pegar a mão de pilão e socar com carinho até a carne desfiar e infiltrar na farinha. Aí já se começa a sentir o aroma de uma gostosa paçoca, que nos faz recordar do pilão de nossa casa, socando o arroz, fazendo paçoca de amendoim, do fogão de lenha, do bule esmaltado na trempe... a chaleira fervendo a água e levantando a tampa, a grande lata de gordura para guardar as postas de carne, o arame estendido acima do fogão com lingüiça dependurada, toucinho, chouriço e as espigas de milho de pipoca.
Fazendo parte do fogão, um forninho para assar as quitandas ou guardar as comidas, sempre quentes.
O torrador de café, um moinho fazendo sentir um gostoso aroma de café moído, e o grande tacho de cobre para fazer os mais diversos doces caseiros de uma época não muito distante, quando à tarde, eram colocados bancos, cadeiras, tamboretes, nas portas das casas e os vizinhos tinham tempo e o prazer de se sentarem para um dedo de prosa...
E assim o tempo vai passando e a gente memoriando.


Passos / Junho – 2008

Nenhum comentário: